22 de dezembro de 2013

Portos - estatísticas

Em baixo, mais um comunicado que merecia ser analisado para perceber se tem alguma adesão com a realidade. Anunciam-se variações comparativas mês a mês (Outubro 2012 Out 2013) e não se explicita de que se tratam de tendências… anuais…
É, portanto, uma análise muito básica.

O mais significativo seriam os valores acumulados no ano.
E estes nem constam do relatório do IMT…!

Mais em baixo alguns dados elaborados pela Logistema utilizando vários relatórios do IMT e Puertos de Estado (ver links em baixo):

Jan 2013 a Outubro 2013 (Teu’s contentores 20’)
• Lisboa 473.147
• Leixões 509.297
• Sines 769.978 (apenas 10-15% são contentores import/export Portugal/Espanha, o resto é transhipment)
• Setúbal 53.515 
• Total:1.819.817
Evolução em comparação com igual período ano anterior (TEU’s)
• Lisboa +6,3%
• Leixões +1,5%
• Sines +72,4% 
• Setúbal + 18,9%

Setúbal em 2011 movimentou 63.439 Teu’s, está em queda… 10.000 Teu’s não é um crescimento brilhante...

Na realidade, Sines é o porto internacional, o resto são pequenos portos regionais. 
Sines movimentou em 2013 9,4 milhões de toneladas de produtos petrolíferos, contra 7,1 em 2012 (Jan-Out). 
A entrada em funcionamento da nova unidade de refinação da Galp em Sines deu origem á exportação de gasóleo para Espanha, que se juntou ao EUA e México. 

Em igual período nos portos de Espanha movimentaram-se 11.537.651 Teu’s, dos quais se sabe que 6,5m Teu’s são transhipment.
O porto de Valência, o principal porto de Madrid (!) movimentou 1.780.000!!!
No período em análise o tráfego de contentores dos portos Espanhóis baixou 5,65%.
Apenas Algeciras aumentou 6,4% (mais de 90% é transhipment).
 
Tudo nos links:


10.12.2013

Portos movimentaram mais 15,2% no mês de outubro

O Ministério da Economia avançou esta terça-feira com os números da movimentação nos sete principais portos do continente (Sines, Setúbal, Lisboa, Figueira da Foz, Aveiro, Leixões e Viana do Castelo), que mostram um crescimento de 15,2% em outubro, face ao mesmo mês do ano passado.
No comunicado do Ministério da Economia, que cita o relatório mensal do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), é referido que "a evolução da movimentação portuária no mês de outubro foi marcada por uma forte subida dos contentores em 27,1% e um elevado crescimento das cargas embarcadas em 33,2%, em termos homólogos".
No mês em questão, o porto de Setúbal registou uma subida da carga total de 34,1% e um crescimento do movimento dos contentores de 43,4%. Em Lisboa registou-se um aumento da carga total de 32,7% e um crescimento do movimento de contentores em 65,4%. No porto de Sines houve um acréscimo do movimento global de 19,4% e uma subida dos contentores de 43,0%. Na Figueira da Foz o movimento global cresceu 14,0%. Em Viana do Castelo assistiu-se a uma subida na ordem dos 1,2%. 
Ainda no comunicado, o Ministério salienta que o mês de outubro "detém os melhores indicadores desde o ano 2000" em termos de carga movimentada, movimento de contentores e número de navios que escalaram os sete portos do continente e que, desde 2008, que os movimentos das mercadorias e dos contentores "têm apresentado um padrão de crescimento constante".
Sérgio Monteiro, secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, refere no mesmo documento que os dados representam "mais um excelente indicador da evolução das exportações nacionais" e refletem "o papel que os portos têm nesse crescimento", defendendo a necessidade de serem criadas "todas as condições" para que o setor "seja ainda mais competitivo no contexto nacional e internacional".

Fernando Grilo/Logistema

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